Porto Ferreira Noticias

Cemitérios Tradicionais de SP

0 15

A capital paulista reúne diversos cemitérios tradicionais de SP e alguns deles abrigam nomes famosos da literatura brasileira, celebridades e são até mesmo um deles é considerado o maior da América Latina. Nomes que sempre constam em guia de velórios e cemitérios.

Na lista entra o Cemitério da Consolação, a mais antiga necrópole em funcionamento no município brasileiro de São Paulo, fundado em 10 de julho de 1858 e inaugurado oficialmente em 15 de agosto do mesmo ano, com o nome de Cemitério Municipal, tendo uma área de 76 340 m². Cemitério da Consolação tem túmulos de Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, entre outros.

Outro que não podemos esquecer é o Cemitério da Vila Formosa, localizado na zona leste da cidade, que ocupa uma área de 763.175 m², onde desde a sua inauguração, já foram realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos, sendo considerado o maior cemitério da América Latina. É uma necrópole usada, sobretudo, para enterros de pessoas das classe C, D e E.

Também podemos falar do Cemitério de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, que foi oficialmente inaugurado em 1856, após decreto imperial de Dom Pedro I, alterando uma lei que proibia sepultamentos no interior das igrejas. Estão sepultados ali alguns personagens históricos local e até do Brasil, como o poeta Paulo Eiró, José Foster (comandante da Guerra da Cisplatina), Karl Czernik e Júlio Guerra, além de diversos imigrantes alemães.

Já o Cemitério do Morumbi, foi fundado em 1968 e é controlado por uma empresa particular, com uma área total de 300 mil metros quadrados. Seu formato de cemitério jardim, tem seus túmulos somente cobertos por grama e uma placa de identificação, com inspiração na arquitetura americana.

Para fechar a lista dos cemitérios tradicionais de SP, o Cemitério da Vila Alpina, localizado na zona sudeste da capital paulista, inaugurado em 1972, sendo uma necrópole relativamente nova em comparação aos outros citados acima. Criado com o objetivo de aliviar o grande número de demandas dos cemitérios vizinhos, calcula-se que mais de 100.000 pessoas estejam sepultadas em seu terreno.

https://www.veloriosecemiterios.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.