Padre Reginaldo Manzotti abre o coração e fala sobre medos e incertezas

0

O medo, na sua função primordial e biológica, é considerado algo natural e até mesmo saudável por muitos especialistas. Constantemente presente em nossas vidas, o medo pode ter significados diferentes de pessoa para pessoa. Muitas vezes, temos a impressão que diversas pessoas não são atingidas por esse sentimento que pode ser relacionado com a fraqueza, como os padres.

Prontos para ouvir as maiores angústias das pessoas, os sacerdotes costumam não demonstrar medo pois são considerados fontes de força e segurança para milhares de pessoas, como explica Padre Reginaldo Manzotti. “Quando sou procurado por uma pessoa vivendo um momento difícil, tenho consciência que ela está procurando todo amor e compaixão de nosso Senhor. Então, para que essa pessoa se sinta confortável eu abrir o coração e confiar em minhas orientações, não posso demonstrar sentimentos como medo ou insegurança”.

Mas, engana-se quem acha que ele não sente medo em diversos momentos. “Claro que sinto medo, sou uma pessoa de carne e osso como todas as outras. Sei que as vezes, parecemos pessoas inatingíveis, mas pode ter certeza que todo padre tem seus temores”, diz o sacerdote. Além disso, o sacerdote lembra que sentiu medo foi aos 11 anos, quando saiu de casa para seguir a vida sacerdotal. “Eu era apenas uma criança, a ‘raspinha do tacho’ dos meus pais. Por mais que sentisse o chamado de Deus em meu coração, é claro que senti todo o tipo de medo e insegurança possível em deixar minha família e amigos”.

E durante a adolescência não foi diferente. Com todas as incertezas e dúvidas comuns nessa fase, o sacerdote conta que tudo ficou mais intenso com o caminho escolhido por ele. “A adolescência é uma fase de descobertas, de novos sentimentos e claro, de muita intensidade. Com certeza sentimos muito medo do que está por vir, das escolhas que temos que fazer, afinal, ainda estamos em formação. No seminário não era diferente, tinha a rotina de estudos e de vivência, mas aproveitei essa fase importante da vida para me encontrar e ter certeza que minha vocação era ser padre”, comenta Padre Reginaldo Manzotti. Com o passar dos anos, o sacerdote explica que o amadurecimento fez com que ele entendesse que esse misto de sentimentos é natural. “Entendi que faz parte do processo do amadurecimento você questionar todas suas decisões e também as decisões que a vida impõe. Quando você entende que o medo não é um sinal de fraqueza ou covardia, você consegue fazer escolhas com mais clareza.” explica Padre Manzotti.

E como enfrentar os diversos temores que a vida apresenta? “Não podemos entregar nossa vida ao medo e viver em uma incessável tensão. É fundamental lidar com cada um dos temores e, na medida do possível, enfrentá-los, confiando na eterna Misericórdia de Deus. Quando as incertezas chegarem, lembre-se que somos filhos de um Deus do impossível. Ele, mais do que ninguém, sabe e prepara o melhor para um de nós”, aconselha Padre Manzotti.

Sobre o Padre Reginaldo Manzotti

Sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, o padre Reginaldo Manzotti ao completar 25 anos de sacerdócio, decidiu se reinventar e inovar mais uma vez em prol da evangelização. Antenado com as mídias digitais, o sacerdote tem quase 7 milhões de seguidores no Facebook, mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, mais de 2 milhões de pessoas inscritas em seu canal do Youtube, 650 mil seguidores no Twitter e mais de 100 mil em seu canal Vevo. Seu portal, www.padrereginaldomanzotti.org.br, que recebe mais de 1 milhão de acessos mês.

Sacerdote que evangeliza pelos meios de comunicação, o padre apresenta programas de rádio e televisão que são retransmitidos e exibidos em mais de 1680 emissoras do país, além de outros países como: Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Angola, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

www.padrereginaldomanzotti.org.br

Facebook: facebook.com/padrereginaldomanzotti

Twitter: twitter.com/padremanzotti

Instagram: @padremanzotti

Youtube: youtube.com/PadreManzotti

VEVO: youtube.com/Padremanzottivevo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.