Porto de Memórias: produtor rural de berço, ou melhor de poleiro, Mário Salviato conta como surgiu sua paixão por galinhas

0

Na entrevista desta semana do projeto Porto de Memórias iremos conhecer a trajetória do ferreirense e produtor rural Mário Salviato. Filho de pequenos agricultores e de família humilde, Mário nasceu no Hospital Dona Balbina ‘pelas mãos do Neif João’ e  se tornou um dos principais nomes da avicultura brasileira, sendo um dos pioneiros no país na área da criação de galinhas ornamentais. 

Nesta entrevista, Mário nos conta como sua paixão de infância pelas aves, ao poucos, ou melhor, de grão em grão, se transformou em sua profissão. Hoje, com mais de 5 mil aves e 221 variedades, das quais 198 apenas de galinhas, o criatório do ferreirense é um dos maiores e mais respeitados do Brasil, e já ganhou destaque em diversos programas, regionais e nacionais, como a Eptv, o Globo Rural, o Mais Você, o Domingo Espetacular, entre outros.  

Ele ainda se recorda de várias lembranças de infância, como os tempos em que estudou no Pedrina, as brincadeiras no coreto da praça na Vila Sibila, a venda do Cortez e os bailes da juventude. Mário ainda expõe suas expectativas para o futuro da cidade, que segundo ele é, a capital nacional da cerâmica, mas que em breve, poderá ser também, a capital nacional da galinha de raça pura!

O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não. O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade. Todas as entrevistas estão disponíveis no YouTube. 

 

Link para a entrevista: https://youtu.be/EY5rgYBH-ds

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.